top of page

QUEM SOMOS

O Instituto Linha D’Água é uma organização sem fins lucrativos que atua nas áreas litorâneas do país, focando principalmente no litoral que se estende do sul do Rio de Janeiro até o norte do Paraná. Fundado em São Paulo, em novembro de 2013, o Instituto trabalha apoiando iniciativas voltadas à conservação da sociobiodiversidade costeira e marinha.

 

A atuação do LDA se concentra em firmar parcerias para dar suporte aos atores da sociedade, fomentando a geração de conhecimento, apoiando o desenvolvimento de projetos e negócios sociais, fortalecendo a articulação das redes e das diferentes formas de organização associadas aos ambientes costeiros e marinhos.

 

Exercemos, portanto, o papel de retaguarda, oferecendo apoio às necessidades e às soluções trazidas pelos múltiplos atores sociais, como organizações, associações e centros de pesquisa, qualificando os processos participativos e decisórios para incluir a voz de todos. Neste sentido, a presença de povos e comunidades tradicionais em seus territórios e nas áreas protegidas afirmam a necessidade de sua participação na gestão desses ambientes, entendendo que a conservação da biodiversidade e o fortalecimento da diversidade social brasileira caminham juntos.

 

Dessa forma, através de propostas efetivas para novos caminhos mais inclusivos, buscamos ressignificar as relações e os conflitos históricos para alcançar a conservação dos espaços e recursos naturais e diminuir as desigualdades sociais.

Estruturamos nosso trabalho em torno de quatro programas, buscando sempre articular e promover a atuação em rede: Pesca Responsável, Áreas Marinhas Protegidas, Conservação de Tubarões e Raias, Negócios Associados à Conservação.

MISSÃO

Apoiar a conservação da biodiversidade marinha e fomentar o uso sustentável dos ambientes costeiros e marinhos do Brasil

 

VISÃO

Costa e mar brasileiros biodiversos e utilizados sustentavelmente através de uma governança adaptativa, integrada e participativa


​VALORES

Somos transparentes nas relações

 

Apostamos na construção conjunta de projetos e iniciativas

Valorizamos o trabalho colaborativo e a articulação em redes

Trabalhamos pela justiça socioambiental

Respeitamos a biodiversidade dos ambientes costeiros e marinhos

EQUIPE

EQUIPE

Felipe Leal
Henrique Kefalás

Diretor

Fundador

Coordenador

Executivo

Natália Bahia

Analista

de Projetos

Rosimar Barbosa

Assistente

Administrativa

Grupo Estratégico

Fábio Motta, Leopoldo Gerhardinger, Lucila Pinsard

Conselho Fiscal

Fábio Villares, Marcos Minichillo e Paulo Sena

bottom of page